São Francisco Xavier, o Patrono Universal das Missões

No dia 07 de Abril de 1506, nasce no Castelo-Solar da família Aguarês y Javier o oitavo filho, a que foi dado o nome de Francisco. Seu pai, nobre conceituado do Reino de Navarra, exercera o cargo de embaixador extraordinário junto do Reis Católicos, Fernando e Isabel. A sua familia, rica de bens materiais, de títulos honoríficos e com elevada distinção, mantinha junto da população uma excelente reputação, graças à sua generosidade e amizade.
 
Francisco cresceu assim, junto aos Pirinéus, num ambiente de riqueza e de tradição. Desde cedo mostrou uma aguçada inteligência e uma crescente paixão pelo estudo. Aos 7 anos inicia os seus estudos colegiais em Gandia-Espanha, onde lhe é profetizado um futuro glorioso. Aos 14 anos entra no Colégio de Santa Bárbara, de Paris para completar as disciplinas de filosofia, literatura e humanidades. Foi aqui que aprendeu a fundo as línguas francesa, alemã e italiana.

A Universidade de Paris vê entrar o jovem Francisco aos 18 anos. Forma-se, com distinção, em Latim, Filosofia e Humanidades. Após terminar esta formação, atinge a cátedra em Artes de Engenharia. No colégio de Santa Bárbara, firmou uma forte e íntima amizade com o seu colega Inácio, que, entretanto seguia uma carreira militar. Inácio abandona o exército em conseqüência de um grave acidente e junto a Francisco iniciam um conjunto de exercícios espirituais, imaginados pelo primeiro, com vista ao estudo da doutrina cristã e benefício da Humanidade.

Depois de peregrinação pelos Lugares Santos, ingressam no Seminário de Veneza a 15 de Agosto de 1530, com o propósito de fundarem a milícia dos Filhos de Jesus. Em 24 de Junho de 1536, Francisco Xavier é ordenado sacerdote. Mas a doença começa a atormentá-lo. Por várias vezes tem que se manter acamado e a noticia da anexação de Navarra a Castela deixa-o muito abalado.


Em Portugal, D.João III precisa de uma ordem de evangelizadores que, com a cruz na mão, levem a noticia desta nação de bravos e bons homens, aos recém descobertos povos de além-mar. Solicita ao Papa que lhe sejam destinados alguns Padres Jesuítas, atendendo às suas afamadas técnicas de evangelização. Francisco Xavier acaba por ser o escolhido e com entusiasmo inicia a sua missão.

No Oriente percorre Goa e depois as ilhas de Madrasta, Maçacar, Malaca, Molucas, Amboíne e Moro. As condições de vivência são difíceis, mas as feitorias Portuguesas começam a solidificar após a sua passagem. No Japão continua o seu percurso evangelizador e rapidamente entra nas relações das mais importantes famílias do Império do Sol Nascente. Fracassa no contacto com o Imperador e com o Shogum, que não aceitam os seus intentos religiosos. Segue-se a Etiópia, onde conquista o Imperador e a Imperatriz, movendo-se com facilidade nos círculos de poder da nação.

Mas se no plano religioso não consegue convencer o Imperador do Japão, no plano político é um hábil negociador, abrindo portas aos acordos comerciais, com quase todo o Oriente. Fruto da sua inteligência, profunda cultura e hábil dialética, o navarro Francisco Xavier notabilizou-se pelo papel de embaixador de Portugal junto de diversas comunidades e nações.

Mas a India era a sua paixão. Doente e cansado retorna a Goa a 06 de Maio de 1551, com 44 anos de idade. É recebido com alegria pela comunidade local, com faustos festejos pela nobreza local. Dedica os seus últimos tempos de vida ao trabalho no campo humanístico e cultural. As febres infecciosas atacam-no. Visita a Missão de Sancião a 01 de Dezembro de 1552. Está exausto e, algumas horas depois morre, na madrugada de 03 de Dezembro de 1552, numa humilde esteira de vimes abraçado ao crucifixo que o velho amigo Inácio, um dia, lhe tinha oferecido.

S. Francisco Xavier é o Santo Padroeiro de Goa e dos Goeses. Durante o tempo português ele simbolizava o domínio político dos portugueses no Oriente e pedia-se que protegesse Goa dos inimigos. Hoje, o santo simboliza e “protege” a “minoria” católica de Goa que é fruto do trabalho missionário do passado. O seu corpo está na Basílica do Bom Jesus em Velha Goa e é conservado incorrupto. De dez em dez anos, é exposto publicamente.
Mas há obras que não morrem. Nem os seus obreiros. A 25 de Outubro de 1605, o Papa Paulo V beatifica o Padre Francisco Xavier, que passa a São Francisco Xavier em 12 de Março de 1622, canonizado pelo Papa Gregório XV.

O Papa Benedito XIV outorgou-lhe o título de Patrono da Propagação da Fé e Patrono Universal das Missões, Em 1925, o Papa Pio IX proclamou São Francisco Xavier, juntamente com Santa Terezinha, Padroeiro das Missões.

Sua festa é celebrada no dia 03 de dezembro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!