Estar em um meio

 

“Cada coração é uma historia a ser contada, conhecida e se possível amada.

O coração humano não foi feito pra ser sozinho, precisa ser povoado, preenchido por outras presenças.

Sozinho, significará pouco, mas ao se abrir, multiplicará o que por natureza lhe foi dado.”

 (Pe. Fábio de Mello,scj)

 

 O homem é um ser dependente em todos os aspectos, social, religioso, familiar, como em todos as outras possíveis relações. Até mesmo para se auto-relacionar, para se conhecer, seus limites, anseios, projetos, medos. Ter noções de suas fragilidades físicas, mentais e emocionais. Dependente de si próprio como também se faz necessário às relações com os outros, é interdependente.

 Em âmbito social, em detalhes simples, como por exemplo, a camisa ou a calça que vestimos. Alguém arou a terra, outro semeou o algodão, outro colheu, fiou, teceu, cortou, costurou, embalou, fretou até a loja e vendeu para você. Sem contar seu trajeto até a loja. Se você foi de carro, a matéria prima do carro, o combustível, etc. Seria infinito dizer o início de cada atividade social para dizer de nossa dependência em escala.

 A religião, assim como a família, também é grande prova dessa dependência do homem. Quando se sente sozinho, com medo, necessitado em qualquer aspecto se remete a um poder maior, o Pai, Deus, Alá, Buda, etc. Um refúgio, uma dependência daquele que tudo pode, que nos reflete, que acreditamos nos ouvir e atender. Uma projeção humana ou não, mas prontamente aberto ao seu próprio desespero.

 Mesmo no autoconhecimento, dependemos das reações, palavras, atos e afeições dos que nos rodeiam. Como saberíamos reconhecer um erro, um trauma ou qualquer outro problema se não houvesse ninguém para nos alertar, denunciar e contestar? A vida é um eterno melhoramento psicológico, um evoluir convivendo.

 Contudo, “o coração humano não foi feito pra ser sozinho,” e assim não sobreviveria, tanto biologicamente quanto social e psicologicamente. Somos interdependentes, com aqueles que nunca vimos ou ouvimos falar, de um deus que interaja com o homem, da natureza que se manifesta em nós. Ser humano é sinônimo de ser interdependente.

 

Eduardo Franco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!