Examinai as Escrituras?

Não nos foi dito em João 5,39 que a Bíblia é a única fonte de fé: ”Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”; como também em 2Timóteo 3,16: ”Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”?

Estes textos não provam que apenas as Escrituras são o guia ou regra de fé. No primeiro texto (João 5,39), Cristo não está falando para os judeus lerem o NOVO TESTAMENTO para encontrar Seus evangelhos, porque o Novo Testamento ainda não existia. Ele está insistindo sobre o fato que eles não teriam nenhum proveito por sua leitura do Antigo Testamento porque eles falhavam em reconhecê-Lo como Messias. A palavra ”examinais” está no modo indicativo e não no imperativo. Cristo está falando aqui para os judeus que lêem as Escrituras, que queriam ver se Jesus havia citado corretamente o Antigo Testamento e o quanto de sua interpretação era verdadeira.

O texto de 2Timóteo igualmente nada prova deste ponto de vista porque São Paulo está falando a Timóteo em um tempo quando uma grande porção do Novo Testamento ainda não havia sido completada. Isto é evidente a partir do verso anterior o qual é raramente citado ao longo dos versículos 16 e 17. Eis a leitura do verso 15 segundo a versão do Rei Tiago (KJV):

”E igual a uma criança, vós devereis conhecer as Sagradas Escrituras, que são suficientes para fazer-vos sábios para a salvação através da fé que está em Cristo Jesus.”

Certamente São Paulo não está falando do Novo Testamento mas, na verdade, do Antigo Testamento. A partir do Antigo Testamento, certamente Timóteo poderia adquirir o conhecimento que o faria aceitar Cristo e seus ensinamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!