O último presente a João Paulo II
Fuente: Buenas Noticias
Autor: Juan Antonio Ruiz
Onze horas levou o pequeno grupo de espanhóis para cegar até o corpo do Bispo de Roma. Vieram desde Madri para acompañar ao Papa em sua última viagem: a passagem para a eternidade. Quando por fim o viram, sereno e recostado, todos sentiram um nó na garganta e incluse vários choraram.
Quiseram ficar e lhe cantar algo, a “Salve Rociera” ou o “No te vayas todavía”, mas um amável guarda lhes pediu que passassem rápido: milhares de pessoas, detrás deles, ainda esperavam sua vez. Deram, então a volta, e se foram.
Como este grupo, mais de um milhão de pessoas recorreram um longo caminho para poder render homenagem ao que fora seu Pai e Amigo durante quase 27 anos. Agora mais que nunca se palpa como a santidade move.
Talvez muitos de vocês não puderam vir à Roma; mas, como todos, choraram a morte do nosso querido Papa. No entanto, há uma pergunta que com freqüência me veio à alma ao longo desses dias: quantos realmente fizemos o propósito de ser os cristãos que o Papa sempre sonhou? Peço a Deus que sejamos a maioria, ou melhor, todos. João Paulo II sempre nos pediu uma mudança de vida e que nos lançássemos a amar a Cristo. Não temos que deixar de lado as lágrimas e a dor, mas devemos fazer finca-pé no principal.
Por isso, gostaria de, a través deste artigo, unir-me a uma iniciativa que um grupo de jovens propôs como uma mostra final de amor filial ao Papa: dar-lhe nesta sexta-feira, dia em que será enterrado, nosso último presente, dividido em quatro partes:
- Dado que o Santo Padre morreu no ano da Eucaristía e na véspera da festa da Divina Misericordia, vamos dar a Cristo um lugar especial, singular, através da confissão, para assim poder acompanhar ao Papa com nossa fervorosa comunhão na sexta-feira.
- Alcançar uma indulgência plenária com algum ato de adoração Eucarística de acordo com o que o Papa aprovou para este Ano da Eucaristia.
- Quando Joao Paulo II partiu, era sábado, dia dedicado à Santísima Virgem Maria: seria um grande presente para o Papa rezar o terço, sozinhos ou em família.
- O Santo Padre estava preparando sua 15ª encíclica, cujo tema versava sobre a Caridade. Presenteemos o Papa a “nossa encíclica” com um ato de caridade cristã para com nosso próximo: perdoar a quem nos ofendeu ou nos fez um mal, praticar a benedicência (falar bem dos demais), dar alegrias pequenas aos membros da família, ajudar a algum conhecido a acolher a fé, …