Uma das mais lindas mensagens que eu recebi

tn_senhora.jpg“Se não tens fé no sacerdote, toda tua esperança é vã. Se Deus não age por intermédio dele, tu não foste batizado, nem participas nos mistérios, nem foste abençoado: quer dizer, não és cristão!”

São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja, do século IV 

Um dia um adolescente me procurou pedindo ajuda.
Ora ajuda? Ajuda para quê? Quem lhe falou que eu era capaz de ajudar alguém?

Mas mesmo assim, ele pediu e eu tive de " fazer das tripas coração " e passando pelo receio natural causado pelos pedidos de ajuda que chegam via internet ( grande parte deles são de procedência duvidosa), respondi ao seu apelo.

E o que esse quase menino/homem, queria? Você deve estar se perguntando agora.

O que ele desejava que tenha me feito abrir uma exceção, diante das inúmeras abordagens que me chegam via internet?

O que ele pedia era muito simples, raro e de uma beleza impar. Pedia para viver unicamente para Deus. Queria ser seminarista e para isso precisava de ajuda financeira para fazer frente aos gastos com sua futura educação. E tudo seria simples também, o Seminário para o qual havia sido aceito, tinha criado um sistema de apadrinhamento, onde para cada seminarista bastava que cêrca de 40 pessoas de bom coração os adotassem como afilhados e contribuissem durante o tempo em que durassem seus estudos com uma quantia mensal, que na época correspondia a uma entrada de cinema.

Bem, eu poderia perfeitamente fazer essa doação, esse apadrinhamento. Era uma chance também para mim, de fazer algo pelo Reino de Deus. Assim, como Maria, dei o meu sim.

Os meses que antecederam a sua entrada no Seminário, foram dias de muita alegria. Conhecê-lo por retrato, trocar mil emails, saber de suas alegrias e dificuldades, conversas sérias, conversas alegres, projetos. Minha primeira contribuição seria feita assim que começassem as aulas dele. Aguardava esse momento, com fé e esperança, haveria de ajudar a um futuro sacerdote a cumprir a sua vocação. Dádiva Divina, Doação, Graça, Deus tinha me inserido no projeto que tinha para este especial filho adotivo, como adotivos todos nós também o somos.

Tempo de espera, tempo de decepção. Depois de várias semanas de silêncio, chegou na minha caixa postal o email que eu não gostaria de ter lido. Sonhos, projetos, todos por terra. O meu futuro afilhado, que já me chamava carinhosamente de Super- Madrinha escrevia para comunicar que não mais iria para o Seminário, não iria mais ser sacerdote.

Após uma crise vocacional, seu orientador espiritual havia, com toda propriedade, aconselhado-o a adiar o ingresso na " Escola de Deus" . Choque!

… Passado o susto, aguardo que este adiamento, seja enfim só um adiamento, que a semente que havia sido plantada por Deus em sua alma, possa um dia ainda vir a rebrotar, tais como as rosas de Santa Rita de Cássia. Não importa o tempo, não importa a hora, importa sim a esperança, a fé, acreditar sempre, lutar para chegar ao alto, como as águias de um email que ele me mandou fazem. Apesar, sempre apesar: do mundo, dos obstáculos, das possíveis e transitórias paixões. O Amor a Deus é sempre maior, é mais belo, mais alto, mais puro, mais real. "Estar no mundo sem pertencer a ele", ser fiel a sí mesmo, espelhar a Deus. Missão de poucos, dos escolhidos.

Este é um artigo que eu não gostaria de ter escrito, não com este final, mas que de alguma forma fui chamada a fazê-lo. Que Deus ilumine a todos nós e em especial ao meu afilhado, para que, independente do uso do livre-arbítreo, possa vir a reencontrar no céu claro, no sol que brilha mais além, o rosto sorridente daquele adolescente que sabia no silêncio de sua alma, escutar o Chamado.

RJ, 04/2/2004 Elisabete S.C.G

Fraternidade Javé Salvador- Informações de como fazer parte da Associação Providência Santíssima de Padrinhos e Madrinhas e ajudar na formação dos futuros padres e irmãos religiosos e irmãs religiosas do 3º Milênio: http://www.jave.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!