Espiritualidade Jesuíta

  • ESPIRITUALIDADENÃO É O MUITO SABER QUE SACIA E SATISFAZ A PESSOA, MAS O SENTIR E SABOREAR INTERNAMENTE AS COISAS.EE 2

A espiritualidade da Companhia de Jesus está fundamentada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, instrumento privilegiado para ajudar no encontro do ser humano com seu Senhor.

Inserido apaixonadamente em seu tempo e em seu mundo, Inácio, de nenhuma maneira, estava preocupado em propor uma nova doutrina teológica, nem uma ideologia e/ou nova moral. Ele encontrou experimentalmente sua maneira pessoal de mergulhar na aventura do espírito, sistematizou o método e o propôs a outros (Exercícios Espirituais). O centro de sua proposta não consiste no conteúdo doutrinal, mas nas indicações práticas do método de exercício para tocar, ativar, assumir e fortalecer as estruturas profundas da pessoa e, assim, dar novo sentido à própria existência.

O SER HUMANO É CRIADO PARA LOUVAR, REVERENCIAR E SERVIR A DEUS, NOSSO SENHOR E, ASSIM, SALVAR-SE.
[EE 23]

Os Exercícios Espirituais constituem-se como um caminho a percorrer, uma maneira vital de dispor-se inteiramente à ação do Espírito (“deixar-se conduzir por Ele”), que transforma e liberta o coração de todo desejo desordenado, para buscar, encontrar e realizar a vontade de Deus na própria vida de quem procura fazê-los.

São uma escola de oração na qual cada um é convidado a descobrir Deus e seu projeto, ajudando a conhecer-se mais a fundo, em suas luzes e sombras. Os EE têm sido uma proposta que já ajudou uma infinidade de pessoas a se libertar de tudo o que lhes trava viver mais intensamente, ganhando profundidade, sentido e compromisso em suas vidas.

COMO FAZER OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS?

Santo Inácio explica as diversas formas pelas quais são dados os Exercícios Espirituais e as possibilidades de adaptá-los às diversas realidades de lugares e de pessoas. Segundo ele, “devem ser aplicados conforme a disposição das pessoas que desejem recebê-los, isto é, conforme a sua idade, instrução ou talento, para que não se deem, a quem é rude ou de pouca resistência, coisas que não possa suportar sem fadiga e de que não possa tirar proveito. Por outro lado, dar-se-á a cada um, segundo queira dispor-se, aquilo de que mais se possa ajudar e aproveitar.”

Entre as possibilidades para se fazer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, as mais comuns são:

EE de oito dias em etapas
EE de oito dias em etapas

Adaptação da experiência dos oito dias em cinco etapas de finais de semana, para pessoas que estão se iniciando na prática dos Exercícios e que não podem fazer oito dias seguidos de retiro.

EE na vida Cotidiana (EVC)
EE na vida Cotidiana (EVC)

O exercitante recebe matéria para rezar no seu dia a dia e é acompanhado periodicamente. A experiência pode ser realizada em grupos ou de maneira personalizada.

Experiências de fim de semana
Experiências de fim de semana

São retiros em que se aplica a metodologia dos Exercícios Espirituais a temas diversos (liturgia, artes, profissões…), introduzindo a pessoa no modo inaciano de rezar.

EE de 30 dias corridos
EE de 30 dias corridos

São retiros em que o exercitante se dispõe a fazer a experiência completa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, em 30 dias corridos.

EE de 30 dias em etapas
EE de 30 dias em etapas

Experiência completa dos EE, realizada em três etapas de oito dias, ao longo de um ano e meio, com matéria para oração pessoal entre as etapas.

EE de oito dias corridos
EE de oito dias corridos

Retiro em que é aplicada a metodologia dos Exercícios Espirituais de maneira reduzida. Pode ser com colocações, sem colocações ou personalizado.

ONDE FAZER OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS?

Os jesuítas mantêm diversas casas de retiro onde são aplicados os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Navegue pelo mapa, procure a casa mais próxima de você e obtenha maiores informações sobre a programação dos retiros.

error: Content is protected !!