VatiVision é a nova plataforma on demand para séries, filmes e documentários de inspiração cristã

A nova iniciativa streaming de conteúdo sob demanda é fruto da colaboração das empresas Oficina da Comunicação e Vetrya. “O Vaticano vê com satisfação essa iniciativa que não é institucional. Não é uma coisa do Vaticano ou da Igreja, mas de empreendedores privados”, disse o prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini.

A partir da próxima segunda-feira (8), já estará disponível a plataforma VatiVision onde será possível ver em streaming conteúdos de inspiração cristã on demand, como: séries, filmes e documentários. A iniciativa foi apresentada na quinta-feira (4) na Itália, onde tem a sua base, mas com o lançamento deve iniciar o processo progressivo de difusão do serviço nos Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia, Brasil, Filipinas, Espanha e Polônia.

Divulgar a mensagem cristã

O projeto é fruto da colaboração das empresas Oficina da Comunicação e Vetrya. Os diretores, Nicola Salvi e Elisabetta Sola, declararam estar felizes por “finalmente poder colocar à disposição dos usuários um serviço de valor, fruto da sensibilidade, do conhecimento e da experiência” que as duas empresas maturaram nos seus setores nos últimos anos. “Acreditamos fortemente no projeto VatiVision e na sua missão, que é aquela de oferecer um serviço capaz de contribuir através das novas tecnologias que dispomos para divulgar ainda mais a mensagem cristã com conteúdos de grande valor narrativo”, disseram os diretores.

Importante partilhar o bem

O prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, ao comentar a nova iniciativa afirmou: “é bonito que esse projeto nasça da iniciativa privada que percebeu a importância de oferecer conteúdos de qualidade ligados à tradição e à cultura católica. O Vaticano vê com satisfação essa iniciativa que não é institucional. Não é uma coisa do Vaticano ou da Igreja, mas de empreendedores privados”. Ruffini acrescentou que “compartilhar è a palavra-chave deste nosso tempo. O problema é o que compartilhamos. Hoje, mais do que nunca, sentimos a necessidade de encontrar lugares onde partilhar o bem, o bonito. Lugares onde se reencontrar” e, por isso tudo, que projetos como aquele de VatiVision é importante.

O prefeito antecipa ainda que a plataforma de distribuição multimídia deverá responder a uma exigência de acessar “conteúdos de qualidade” que hoje são difíceis de se encontrar ou estão até já esquecidos: VatiVision vai distribuir “alguns produtos realizados em colaboração com Vatican Media”. Porém, Ruffini esclarece que o Vaticano “não é nem o censor, nem o detentor da linha editorial” da plataforma.

Promover as potencialidades das novas tecnologias

No passado, de fato, VatiVision foi erroneamente definida como se fosse “a Netflix do Vaticano”. Na realidade, não é assim. VatiVision nasce da união de duas realidades empresariais: Oficina da Comunicação – uma sociedade de produção cinematográfica que realizou, inclusive em colaboração com várias entidades vaticanas, produções destinadas à difusão de material nos mais importantes networks nacionais e internacionais – encontrou Vetrya, um grupo italiano líder no desenvolvimento de serviços, plataformas e soluções digitais. O patrocinador do projeto é UBI Banca.

Um serviço para todo o mundo

O serviço será disponível em todo o mundo, em modalidade multi-screen, através do browser, conectando-se ao www.vativision.com ou mesmo através de aplicativo no celular, tablet, smart TV e set-top box. A plataforma já está oferecendo um catálogo de conteúdos; documentários religiosos, como Lourdes e os Grandes Papas; filmes e documentários dedicados a biografias, como de Padre Pio; e, no âmbito artístico, documentários de arte que oferecem percursos temáticos de importante impacto.

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