Jovem: Jesus Morreu por você

Marcelo Augusto Monteiro
Pregação para Retiro de ITú-SP
25, 26 e 27 de novembro de 2005.

Desde de sempre, Deus e o mundo esperam da juventude uma renovação da toda a sociedade. Quando falo Deus e o mundo, no mundo inclui-se a própria juventude. Ela espera dela mesma. Mas a juventude acaba deixando se ser jovem antes de mudar alguma coisa. Se você olhar na Bíblia, no livro do Êxodo, vai ver que Deus caminha com o povo no deserto fazendo-os andar em círculos. Tudo isso para que a terra prometida fosse entregue à próxima geração, ou seja, os jovens.

Vimos várias tentativas da juventude em responder a essa vocação, a esse chamado. Vimos o movimento hippie, punk, os carecas do ABC e viva a sociedade alternativa! Mais recentemente, pelos jornais, pudemos acompanha a onda de violência criada pelos jovens do subúrbio francês. Jovens que sem estudo e trabalho (nem parece a Europa, não é?), vendo que nada iria mudar resolveram fazer alguma coisa.  Pois bem, jovem da nova geração, essa esperança ainda esta sobre seus ombros. E você sabe qual a saída? Como verdadeiramente transformar o mundo?

Você também tem que fazer alguma coisa. Tem que fazer uma revolução! Você vai deixar o mundo assim? Você continuar escravo? Escravo do desemprego? Escravo do cigarro? Escravo da bebida? Escravo da maconha? Do crack? Só que pode líber um escavo é seu senhor. Estes senhores, álcool, cigarro, drogas… Estes nunca vão te dar a carta de alforria. Você só será liberto se for comprado, e não preciso dizer que você vale muito. Não preciso dizer que o preço é alto.

"Por alto preço fostes comprados, não vos torneis escravos de homens". (1Cor 7,23)

Veja onde quero chegar. Já falei que você tem que fazer uma revolução, não é? Na ultima jornada mundial da juventude, um jovem chamado Joseph Ratzinger, apelidado de Bento XVI deu uma boa dica pra você:

 "A verdadeira revolução consiste unicamente no fato de nos voltarmos sem reserva para Deus, que é a medida daquilo que é justo e que é, ao mesmo tempo, o amor eterno. O que é que poderia salvar-nos senão o amor?…"

Como ser amor e justiça ao mesmo tempo?

Há alguns anos, uma jovem cometeu infrações de trânsito sérias. Assim, teve que comparecer ao tribunal e ser julgada. Foi condenada a pagar uma taxinha simbólica, de quase mil dólares, ou a prisão. O juiz leu a sentença, bateu aquele martelinho e foi saiu. A jovem não tinha o dinheiro, seria presa. Mas o meritíssimo, antes de sair do fórum assinou um cheque de 960 dólares e entregou a sua filha, pois não queria vê-la na cadeia.

Esse pai lá da Califórnia foi justo e ao mesmo tempo amor. O pai do Céu é assim, justiça e amor! Ele disse que o salário do pecado é a morte! Céus e terras passarão, mas sua palavra não passará, o salário do pecado é a morte! Mas para ser o amor, sem deixar de ser justiça, ele se fez homem e morreu por você!

Quando Jesus dizia “seus pecados estão perdoados”, muitos pensavam “que autoridade Ele tem para perdoar os pecados?”. Eu respondo, a autoridade de quem vai pagar esse e todos os pecados. Ele pode te perdoar porque morreu por você. E se fosse preciso morreria novamente!

Aos 33 anos Jesus foi condenado à morte. Por quê? Essa mesma pergunta foi feita por muitos que viram aquele massacre de um homem só. A mesma pergunta que faz a mãe de um jovem quando o vê morrendo nas drogas, foi feita na Gólgota. Morrer na cruz era vergonhoso. A pior morte da época. Por que?

Apenas os maiores criminosos morriam daquela maneira. Os pequenos pregos, de 15 a 20 centímetros foram enfiados em Seu pulso. Do pulso sai um tendão que vai até o ombro, assim quando os cravos foram enfiados esse tendão se rompeu e Jesus tinha que usar de toda a sua força nos músculos das costas pra que não se esmagassem seus pulsos.Enquanto ficava nessa posição não podia respirar, então tirava a força das costas e jogava o peso nos pés, onde havia outro cravo, para poder respirar.  E essa seqüência se repetia até que tudo se consumasse. No caso dEle, se repetiu por pouco mais de três horas. Este foi o preço, o seu preço!

"Por alto preço fostes comprados, não vos torneis escravos de homens". (1Cor 7,23)

Quem paga esse alto preço paga porque é justo, paga porque ama!

E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Barbara, e te formou, Lucas:
 Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu.
Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão;
Se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá.
Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador.
Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação.
Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo,
Troco reinos por ti entrega nações em troca de ti.

Fica, tranqüilo, pois estou contigo!

Dedicado aos jovens Angelo Fornari, Marcelo Marques, Jucélia, Marcelinho, Helton, Michele, Karla Daniela e Isabela, Larissa e todos os outros 85 jovens com quem partilhei aquele final de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!